A PONTE PARA O SUCESSO NA COSTA RICA

A PONTE PARA O SUCESSO NA COSTA RICA

A Sherlock Communications é uma agência de marketing digital e de relações públicas da Costa Rica e de toda a América Latina. Insight, Serviço, Resultados.

A Sherlock Communications é uma agência de marketing digital e de relações públicas da Costa Rica e de toda a América Latina. Insight, Serviço, Resultados.

Agência de RP na Costa Rica – Nossa história

Toda empresa internacional que deseje prosperar no mercado local pode impulsionar seus resultados ao trabalhar com uma agência de relações públicas da Costa Rica que entenda a riqueza cultural do país e suas particularidades e, ao mesmo tempo, mantenha uma perspectiva internacional. 

Não importa qual é o setor da sua empresa – marca de consumo, provedora de serviços profissionais ou uma startup de tecnologia disruptiva -, a Sherlock Communications é única entre as agências de relações públicas da Costa Rica por contar com uma equipe premiada que combina conhecimento local e contatos com a mídia, além de décadas de experiência internacional.

Nossos profissionais são especialistas em redes sociais, marketing de conteúdo e SEO técnico, entre muitos outros setores de RP e Marketing que podem aumentar a visibilidade e a reputação da sua empresa. Trabalharemos para oferecer a você as melhores soluções que só uma agência da América Latina pode ter.

Nosso histórico na Costa Rica também inclui relações com a imprensa, mídia digital, campanhas de influenciadores, marketing de performance e geração de leads.

Por que preciso de uma agência de RP na Costa Rica?

Nosso histórico destaca a importância de incluir insights locais em diferentes níveis –  político, financeiro e de negócios – para realizar campanhas eficazes.

Uma agência local saberá muito mais sobre o contexto do país do que seus concorrentes externos, o que, por sua vez, leva a resultados mais assertivos e investimentos de marketing otimizados.

Nosso conhecimento da América Latina agregará valor à sua empresa.

Panorama do mercado

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Costa Rica, começando com uma visão geral desse mercado fascinante.

A República da Costa Rica tem uma população de mais de 5,1 milhões de pessoas e é um dos países mais estáveis da América Central quando o assunto é política e economia. É também o único Estado na área sem um exército permanente após a sua abolição em 1948.

O país desfruta de um dos mais altos padrões de vida da região. Os costarriquenhos também apresentam uma alta expectativa de vida – uma média de 79,28 anos em 2020.

A combinação entre prosperidade e estabilidade levou a uma riqueza de oportunidades para os setores de relações públicas, mídia e comunicações, com negócios abertos para o crescimento e desenvolvimento de um cenário de mídia vibrante para apoiar as relações públicas.

O país é um excelente centro de negócios e comércio devido à sua localização geográfica no coração das Américas, com portos nas costas do Pacífico e do Atlântico.

Na verdade, o clima de investimento da Costa Rica tem sido favorável há muitos anos. O investimento estrangeiro direto é alto e tem contribuído significativamente para o crescimento econômico.

Além disso, o governo da Costa Rica implementou medidas para enfrentar alguns dos desafios de negócios do país, incluindo o aumento dos custos operacionais, o complexo sistema jurídico, a burocracia e problemas de infraestrutura. Essas ações contribuíram muito para um ecossistema facilitado de negócios.

A mídia

A liberdade de imprensa e de expressão são altamente valorizadas na Costa Rica – ao contrário de outros países latino-americanos que são marcados pela frequente violência contra representantes da imprensa. O país tem “o melhor histórico de respeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão na América Latina”, segundo o Repórteres Sem Fronteiras.

A Costa Rica tem um setor de mídia vibrante, com uma ampla variedade de jornais públicos e privados, canais de televisão e estações de rádio. O país abriga:

  • onze grandes jornais
  • oito grandes portais de notícias
  • e mais de 70 estações de rádio que transmitem sua programação legalmente para todo o país 

A Costa Rica também tem um grande potencial de inovação graças ao seu sistema educacional de alta qualidade, uso inteligente das TICs e capacidade acima da média para inovar e desfrutar da tecnologia disponível.

Por último, mas não menos importante: o alcance da internet atingiu 82,7% do país, com 76,2% da população total ativa nas mídias sociais e 5 milhões de assinaturas móveis pré-pagas e 2,7 milhões pós-pagas. Com isso, o momento pede uma estratégia digital precisa.

Economia

Economia

Nossa experiência mostra que conhecer a economia e a estabilidade de um país também é crucial para o sucesso dos negócios internacionais. Por isso, reunimos alguns dados importantes para ajudá-lo a entender mais sobre a Costa Rica.

Estabilidade

Provavelmente o país com a economia mais estável da América Central, a Costa Rica possui um PIB atual de cerca de US $54,35 bilhões atualmente — o terceiro maior da América Central. Apesar de uma esperada recessão na América Latina após a crise econômica global, sua economia deve crescer cerca de 2,3% em 2023, de acordo com a OCDE Economic Outlook.

A Costa Rica continua sendo um dos países latino-americanos mais atraentes para se fazer negócios. O país ocupa o 61º lugar entre 190 economias internacionais, conforme medido pelo Banco Mundial no ranking que mede a facilidade para fazer negócios em cada país.

Facilidade para os negócios

Abrir um negócio na Costa Rica leva muito pouco tempo: o processo tem nove etapas e leva 22,5 dias, em média. Outras localidades da América Latina e do Caribe têm um prazo médio de 31,7 dias para abertura de empresas.

Exportação

As tradicionais exportações agrícolas da Costa Rica de abacaxi (o maior exportador mundial), banana, café, açúcar e carne bovina ainda constituem a maior parte das exportações de commodities do país.

Nos últimos anos, uma maior variedade de produtos industriais reforçou ainda mais as exportações da Costa Rica. Seus principais produtos industriais são instrumentos médicos, circuitos integrados, aparelhos ortopédicos, fibras ópticas, componentes eletrônicos e processamento de alimentos. Além disso, outros produtos, industriais e agrícolas, assim como bens e serviços de alto valor agregado compõem a diversidade de exportações do país.

Essas mercadorias, junto com abacaxi, banana, laticínios e café, são os principais produtos de exportação do país, sendo enviados principalmente para Estados Unidos, Holanda, Guatemala, México e Bélgica.

Turismo e economia

O turismo continua contribuindo para a economia costarriquenha, já que a impressionante biodiversidade da Costa Rica a torna um destino privilegiado para o ecoturismo. Os investidores estrangeiros continuam atraídos pela estabilidade política e altos níveis de educação do país, bem como pelos incentivos oferecidos em suas zonas de livre comércio.

Como resultado, a Costa Rica tem um dos mais altos níveis de investimento estrangeiro direto per capita na América Latina. Em 2021, o IED dobrou para US $3,2 bilhões, enquanto várias empresas multinacionais estabeleceram centros no país nos últimos anos.

A Costa Rica é a nação mais visitada da América Central, e o setor de turismo é um dos que mais cresce no país, tornando-se a maior fonte de receita externa. Sozinho, o mercado de turismo arrecadou mais receita externa do que as exportações de banana, abacaxi e café juntos.

Cerca de 2 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2022, resultando em uma receita de US $1,48 bilhão. Em 2021, o turismo contribuiu com 6% do PIB do país e foi responsável por 150.000 empregos.

Atraente para investidores

O investimento é encorajado pelo alto padrão de vida do país, estabilidade política e econômica e excelente sistema educacional.

A Costa Rica também tem acordos de livre comércio com a União Européia, Estados Unidos, Canadá, México, China, Cingapura, resto da América Central e países do Caribe, entre outros.

O Acordo de Livre Comércio EUA-América Central-República Dominicana (CAFTA-DR) entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e aumentou o IED em setores-chave da economia, incluindo os setores de seguros e telecomunicações, que foram abertos a investidores privados.

O país foi classificado em segundo lugar em inovação na América Latina pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) e também oferece um dos incentivos fiscais mais atraentes de qualquer país da região.

A capital – San José

San José é a maior cidade da Costa Rica, com uma população de 1.462.000 habitantes, e abriga mais de 50 universidades particulares. Como resultado, a Costa Rica possui os melhores níveis de educação da América Central.

A capital é a sede do governo nacional, o ponto focal de sua atividade política e econômica e o centro de transporte central do país.

Embora poucas pessoas vivam no centro da cidade, é o centro de negócios mais importante do país. A cidade é conhecida como o Vale do Silício da América Latina e foi nomeada Capital Ibero-americana da Cultura em 2006.

San José possui várias redes de transporte interno que conectam os bairros da cidade e a região metropolitana; assim como as redes nacionais de transporte que ligam a cidade a outras regiões da Costa Rica.

Todas essas características podem ter impacto nas estratégias de marketing das marcas internacionais. Nosso trabalho como agência de relações públicas na Costa Rica é nos mantermos atualizados sobre o país, construindo uma estratégia personalizada para o seu negócio.

Para mais informações sobre como a Sherlock Communications pode ajudar sua empresa atingir seus objetivos ou simplesmente para uma conversa sem compromisso ligue ou envie um e-mail:

Para mais informações sobre como a Sherlock Communications pode ajudar sua empresa atingir seus objetivos ou simplesmente para uma conversa sem compromisso ligue ou envie um e-mail:

Headquarters

Rua Mourato Coelho Nº 923, Pinheiros, São Paulo – SP – Brasil, 05417-011

Telefone

+55 11 3817 5852

Contato

Estamos ansiosos para ouvir de você. Envie-nos um email para saber mais sobre nossa empresa e capacidades.